Seguidores

terça-feira, 21 de junho de 2011

Vítor Pereira treinador do FC Porto

Vítor Pereira treinador do FC Porto





Vítor Pereira é o novo treinador do FC Porto, tendo assinado um contrato válido por duas épocas, iniciando funções de imediato.

O presidente Pinto da Costa fará o anúncio oficial às 18:00, em conferência de imprensa no Estádio do Dragão.

Paralelamente, já foi depositado o montante relativo à cláusula de rescisão do contrato de trabalho de André Villas-Boas.



Vítor Pereira estava pronto para render Villas-Boas há um mês

 

Novo treinador do FC Porto foi apresentado por Pinto da Costa. E tem cláusula de rescisão superior à de André Villas-Boas: 18 milhões de euros

Pinto da Costa não demorou a anunciar um sucessor para André Villas-Boas. Vítor Pereira, até agora adjunto do técnico que ruma ao Chelsea, vai assumir o comando da equipa azul e branca. E a opção não é de hoje: o novo treinador confirmou que a possibilidade de render Villas-Boas foi-lhe posta há cerca de um mês. Agora é já uma certeza, tal como a cláusula de rescisão de 18 milhões de euros.

"O FC Porto não é apanhado desprevenido, como já ouvi algures. Não acreditem nisso porque este clube não faz nada nem decide nada de forma apressada", explicou na conferência de imprensa. "Quando começámos a sentir que poderia haver alterações - de há um mês a esta parte - fui confrontado com a possibilidade de isto acontecer." Antes já o presidente tinha confessado que o plano estava traçado há algum tempo: "Já tínhamos a garantia do professor Vítor Pereira. Se isso acontecesse ele estaria disponível."

Depois da introdução de Pinto da Costa, Vítor Pereira começou por falar na terceira pessoa - "queria agradecer ao presidente a confiança que depositou no Vítor Pereira". Depois garantiu que o "clube vai continuar a cumprir o seu destino, vai continuar a ganhar".

Sobre a época passada ao lado de André Villas-Boas, o novo treinador principal do FC Porto considera ter sido uma partilha de conhecimentos. "Foi um trabalho conjunto. O André não ganhou sozinho, ganhou a estrutura do FC Porto. A troca de experiências entre nós foi grande. De certeza que o André bebeu alguma coisa da minha experiência, tal como eu bebi da experiência dele."

Villas-Boas convidou-o para o Chelsea

Vítor Pereira confirmou o convite, mas nem pensou em aceitar. "O meu compromisso era com o Porto. Ele compreendeu que este é o desafio que sempre quis agarrar e que estou na posição que sonhei estar. Se é a minha cadeira de sonho? Estou no meu objectivo de vida. Não há melhor clube que este, com uma estrutura bem solidificada, para poder ter êxito."

O principal lugar da equipa técnica já está assegurado, agora falta garantir o resto do staff. Pinto da Costa garantiu que Will Coort, treinador de guarda-redes, vai continuar no clube. Já o preparador físico José Mário Rocha pode rumar ao Chelsea. "Temos notícias de que Villas-Boas o quer levar, mas enquanto não rescindir o lugar é dele. Até agora ainda não pediu a rescisão."

Campeonato é o "objectivo fundamental"

É para a mais importante competição nacional que Vítor Pereira começa por apontar. Espera que a equipa dê "uma resposta forte, à altura dos pergaminhos do clube". O mesmo se aplica à Liga dos Campeões: "Podem esperar uma equipa com qualidade, com carácter e à procura da vitória. Depois veremos. Não há nada como esperar para ver os resultados, para ver e avaliar o trabalho."

O treinador pediu ainda o apoio dos sócios. "A mensagem que quero deixar é de que estejam confiantse porque de certeza absoluta que vamos apresentar qualidade de jogo. Vamos continuar a dar alegria à nossa massa associativa. Contamos com ela e com a sua força. Vamos de certeza continuar a cumprir o nosso destino, porque este clube nasceu para ganhar."

Pinto da Costa: dinheiro foi depositado na conta do FC Porto esta tarde

"Havia um contrato que incluía uma cláusula que permitia rescindir sem justa causa, perante uma compensação de 15 milhões de euros. Para a rescisão se confirmar foi necessária essa carta do treinador a dizer que queria rescindir e o Chelsea depositar o dinheiro na nossa conta, como aconteceu por volta das 4, 5 da tarde."

O presidente do FC Porto mostrou-se ainda pouco incomodado com a saída de André Villas-Boas. "Zangado? Por amor de Deus, porquê? A cláusula fazia parte do contrato que assinámos livremente. Desejo-lhe as maiores felicidades. [...] Quero que ganhe sempre, menos contra o FC Porto. Se calhar que empate com Mourinho, porque sou amigo dos dois. Quero que seja campeão em Inglaterra, são os meus votos." E ainda acrescentou: "Ando nisto há 30 anos. Não é fácil magoarem-me. O André Villas-Boas faz parte da história recente do FC Porto, tal como o Vítor Pereira, com a sua quota-parte, também faz. A partir de agora o meu apoio é sempre para o nosso treinador."

Presidente não teme novas saídas



"Se assinamos contratos com cláusulas temos de estar preprados para a saída de algum. Até agora não chegou nenhuma proposta. Não temos nenhum contacto e desconhecemos a intenção de sair de qualquer jogador. Qualquer clube que tenha dinheiro pode bater a cláusula. Estamos preparados para isso. Mas não irei lá negociar. A nossa posição é a mesma que tivemos com o Chelsea: não há conversa. Há número da conta e dinheiro depositado."




Sem comentários:

Enviar um comentário