Seguidores

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

VILA DO CONDE

Casa José Régio

Casa José Régio - Alminhas Casa José Régio - escritório Casa José Régio - jardins

José Régio foi, ao longo da sua vida, um grande coleccionador de obras de arte, basicamente de cariz popular e, na sua grande maioria, de Arte Sacra. Cristos, ex-votos, ferros, estatuária religiosa, bem como uma vasta gama tipológica de objectos, foram recolhidos, comprados ou trocados por esta grande figura das letras portuguesas do século XX.

Após a sua morte, ocorrida a 22 de Dezembro de 1969, e, depois de negociações com a respectiva família, a Câmara Municipal de Vila do Conde adquiriu a casa do poeta, abrindo-a ao público a 17 de Setembro de 1975. É um espaço intimista, com as áreas funcionais de uma casa de habitação, onde o único espaço criado após a sua morte é a sala de pintura moderna, organizada pelo seu irmão Julio, mas também de acordo com a vontade de Régio.
O escritório, o quarto, local onde faleceu, a sala de jantar e o jardim serão as áreas fundamentais desta casa. Todavia, todo o espaço pretende ser como que um espelho que reflicta fielmente a personalidade do poeta, daí a decisão de não alterar qualquer compartimento deste imóvel.

No ano de 2005, a Câmara Municipal de Vila do Conde levou a efeito uma importante obra de beneficiação deste imóvel no sentido de garantir a estabilidade do edifício e, simultaneamente, criar condições de conservação ao importante acervo aí instalado. Paralelamente, na casa de Benilde, foi desenvolvida uma obra que visou a instalação do Centro de Estudos Regianos, para além de um conjunto de serviços de apoio à Casa de José Régio, tais como recepção, sala de exposições temporárias e auditório.
  • Contactos
Av. José Régio, 4480-671 Vila do Conde
Telefone: 252 631 532
Fax: 252 248 470
E-mail: museus@cm-viladoconde.pt
  • Horário de Funcionamento
Terça a Domingo, das 10h00 às 12h30 e 14h00 às 18h00

Venha conheçer vila do conde ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário