Seguidores

terça-feira, 12 de outubro de 2010

3º Grande Prémio Costa Verde Cidade de Vila Conde

VILA DO CONDE TERRA DE BELEZAS E ENCANTOS NATURAIS









Vila do Conde cidade pequena e calma, tem na época alta de verão inúmeras actividades que fazem dela uma excelente oportunidade de visita, para além dos inúmeros monumentos que possui.

Posto de Turismo-Vila do Conde
Tel: 252 248 473 (Comissão Municipal de Vila do Conde)


252 248 473 (Posto de Turismo-Vila do Conde)

http://www.cm-viladoconde.pt
E-mail: turismo@cm-viladoconde.pt


Vila do Conde, terra de belezas e encantos naturais, possui um conjunto notável de monumentos representativos de várias épocas, com realce para o núcleo quinhentista, e foi berço e cofre dos corações de poetas e artistas, José Régio aqui nasceu e por cá passaram outros grandes vultos da literatura como Camilo, Eça, Junqueiro e Antero, Sónia e Robert Delaunney no seu refúgio em Portugal. Também o pintor poeta Júlio/Saúl Dias aqui nasceu. Mas Vila do Conde é também terra de marinheiros e calafates.
Aqui se construíram, aparelharam e equiparam caravelas que sulcaram "mares nunca dantes navegados". Homens moldados pelos ventos do mar ajudaram a crescer esta terra que, hoje, continua bela e progressiva.
Mas, no Monte do Mosteiro, é obrigatório visitar o Convento de Santa Clara, instituição fundada por D. Afonso Sanches, filho bastardo do rei D. Dinis, e por sua esposa D. Teresa Martins. Enquanto a igreja se conservou até aos nossos dias, a velha casa conventual foi demolida, dando lugar a uma edificação do séc. XVIII que pela sua majestade e imponência é um dos ex-libris de Vila do Conde. A igreja classificada como Monumento Nacional, alberga os restos mortais dos seus fundadores e é digna de uma visita. Ao sair, visite de relance a Igreja do extinto Convento de S. Francisco e alongue a vista pelo Aqueduto, o segundo mais extenso do país, outrora com 999 arcos e também classificado como Monumento Nacional.
Miradouro por excelência, o Monte de Santa Clara é o local ideal para conhecer a fisionomia da cidade. Atrai-nos a bela massa granítica da igreja matriz, virada para a Praça Vasco da Gama, antiga Praça Nova, que se alcança descendo qualquer uma das mais velhas ruas do burgo.

Que belo conjunto! ".

se alguém quiser ajudar com um patrocínio contact : 
Direção da Associação de Canaricultores de Vila do Conde
http://canariosacvc.tripod.com/index.html

UM ABRAÇO
FERNANDO COSTA
 

1 comentário:

  1. Olá, boa noite.
    Boa Fernando, é assim mesmo divulgar e ajudar o Clube da Terra. Costumo ir lá quase todos os anos ver a exposição. Vamos lá aver se dá este ano para lá ir.
    Saudações ornitófilas.

    ResponderEliminar