Seguidores

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Feira da Gastronomia de Vila do Conde 19 A 28 DE AGOSTO DE 2011 VILA DO CONDE PORTUGAL







A gastronomia tradicional portuguesa - legado cultural que é um saboroso património colectivo! - reúne influências mediterrânicas e atlânticas, e é reconhecida como uma das mais ricas e variadas cozinha do mundo. Assente na trilogia do pão, vinho e azeite, bem presente em todo o território nacional, acrescente-se os produtos hortícolas e as frutas, a carne e o peixe fresco, e temos os ingredientes para uma deambulação por sabores e aromas indispensáveis para mergulhar na nossa cultura e nas nossas tradições. O áureo período dos Descobrimentos trouxe mais propostas, sendo de destacar as especiarias ou o açúcar, mas também o feijão e a batata. Por isso, e apesar da reduzida dimensão territorial, Portugal é imenso na diversidade gastronómica, apresentando uma enorme variedade de pratos regionais.

Pelo 13º ano consecutivo, Portugal reúne-se à mesa em Vila do Conde, no decorrer da Feira de Gastronomia, onde se encontram os melhores sabores da «Cozinha à Portuguesa», um evento que é uma forte aposta das entidades promotoras, a Câmara Municipal e a Associação para Defesa do Artesanato e Património.

Nesta edição, a Feira de Gastronomia de Vila do Conde volta a oferecer um roteiro gastronómico que permite percorrer as diferentes regiões do país onde sete restaurantes garantem qualidade e diversidade, mas também as “petisqueiras” que asseguram o colorido de sabores e aromas e os cerca de 70 stands instalados nos 11 mil metros quadrados do recinto, com uma multiplicidade da oferta de produtos para todos os gostos, não faltando uma livraria exclusivamente dedicada à gastronomia.

Do pão tradicional aos bolos e biscoitos, de uma variada gama de enchidos às carnes fumadas, passando pelos queijos, compotas e geleias, ervas aromáticas, azeites e vinagres, mas também pelos chás e infusões ou, ainda, pelos vinhos, espumantes e digestivos, de tudo um pouco, - e do Minho ao Algarve, passando pelas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira - se pode encontrar na Feira de Gastronomia de Vila do Conde.

Mas há um motivo acrescido para a Feira de Vila do Conde ser ponto de encontro obrigatório de todos os amantes da Cozinha Portuguesa. É que, nesta edição de 2011, graças a uma parceria estabelecida com a EIPWU, organizadora do Concurso Nacional, as ementas propostas pelo Restaurante Temático são os 21 pratos seleccionados por um Júri, e de onde vão ser eleitas as “7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa”. Entrada gratuita

7 maravilhas da Gastronomia Portuguesa




















Jardins e espaços verdes

Jardim Júlio Graça
Jardim Júlio Graça

A construção dos jardins da Av. Júlio Graça remonta ao ano de 1870, quando a cidade de Vila do Conde se começou a expandir em direcção ao mar. O desenho do jardim sofreu significativas alterações ao longo dos anos. Inicialmente concebido como um “jardim romântico”, de desenho naturalizado, incluía um lago, uma ponte, um coreto e múltiplas espécies vegetais. Ao longo do século XX o jardim foi sofrendo intervenções diversas, tendo-se acentuando a simetria do desenho, a regularidade das formas dos canteiros, e a formalização dos actuais alinhamentos de plátanos.
No verão, a presença dos imponentes plátanos aí existentes, a visualização das fontes e o som constante da água em movimento, bem como a beleza dos canteiros verdejantes, acentuam o carácter bucólico deste espaço.
As alamedas, definidas pelos frondosos plátanos, têm sido espaço preferencial para a realização de feiras e de exposições, destacando-se a nacionalmente reconhecida “Feira de Artesanato”, que decorre anualmente neste espaço.
Localização: Avenida Júlio Graça










ver toda a info em
 http://gastronomia.vconde.org/































Sem comentários:

Enviar um comentário